Hoje, as empresas competem não apenas por clientes, mas também por talentos. E não basta apenas despender tempo e recursos criando divulgação e processos seletivos diferenciados.
Se não houver um planejamento para reter talentos, logo você poderá vê-los deixando sua empresa e para ir para a concorrência – sobretudo os jovens da geração Y, que já não percebem na estabilidade o benefício de antes. Conforme dados divulgados, 34% dos profissionais buscarão um novo emprego no próximo ano e 16% já estão nessa procura.
O caminho encontrado por algumas organizações para diminuir seu turnover é o aumento de salário. Entretanto, manter esse como único recurso para engajar a equipe e reter talentos pode comprometer o orçamento e a saúde financeira de seu negócio. E, acredite: essa estratégia não terá tanta efetividade – em uma pesquisa verificou-se que a remuneração está apenas em quarto lugar como fator motivador dos funcionários.
Então, o que fazer? Veja, a seguir, 5 dicas de como reter talentos na sua empresa sem recorrer à armadilha do aumento do salário.
1. Desenvolva as lideranças de sua empresa
Há uma máxima que diz que os funcionários não deixam a empresa, mas seu gestor. Isso é cada vez mais verdadeiro no mundo corporativo. Um estudo aponta que 80% dos pesquisados consideram fundamental para a satisfação que seu líder ouça sua opinião com respeito, valorize o seu trabalho e admita quando estiver errado.
Treinar suas lideranças para que sejam mais empáticas e ouçam as contribuições de sua equipe pode representar um salto em seu índice de retenção de talentos – além de gerar um clima organizacional mais saudável e melhorar a produtividade dos funcionários. O mesmo estudo aponta que um colaborador tem dez vezes mais chances de manter-se satisfeito no emprego quando seu gestor é honesto, confiável e o ajuda em seu desenvolvimento.
2. Faça uma pesquisa de clima
A pesquisa de clima oferece um meio efetivo e seguro para que as empresas compreendam melhor o perfil de seus funcionários, o que eles consideram bom e o que acham que pode melhorar no ambiente de corporativo. É, também, um instrumento que demonstra que a empresa quer ouvi-lo e valoriza sua opinião.
Entretanto, não basta apenas aplicar a pesquisa e arquivá-la. É preciso consolidar os dados, avaliá-los e gerar ações de melhorias a partir deles, dando feedback aos funcionários sobre como a empresa está utilizando o resultado para melhorar seu ambiente de trabalho.
3. Crie um plano de carreira para seus funcionários
Os colaboradores, sobretudo os mais jovens, motivam-se a partir de desafios e sabendo onde podem chegar na empresa. Se houver a descrição de cargos, requisitos e atividades desempenhadas, bem como políticas claras de promoções internas, eles entenderão claramente como serão avaliados e o que precisarão desenvolver para ir além. E isto é fundamental para reter talentos.
Empresas com baixo índice de rotatividade costumam promover recrutamento interno, isto é, elas abrem as oportunidades, primeiro, internamente e, caso, não consigam preenchê-las, divulgam ao público externo. Na Scania, por exemplo, cerca de 90% das oportunidades são fechadas desse modo.
4. Faça convênios
Hoje, as empresas estão bastante abertas a parcerias. Elas permitem que, todas as partes obtenham vantagens: o parceiro, por divulgar sua marca aos colaboradores da empresa, e sua organização, ao oferecer um benefício diferenciado a seu funcionário.
Por isso, para ajudar a reter talentos, faça contato com academias, farmácias, centros esportivos, etc., e feche convênios que gerem condições e vantagens exclusivas aos colaboradores.
5. Ofereça plano de saúde
O plano de saúde é o benefício mais valorizado pelos trabalhadores brasileiros e um recurso valioso para reter talentos. Ele demonstra o cuidado que a empresa tem com a saúde do funcionário e facilita muito para que o colaborador mantenha-se, além de saudável, motivado para o trabalho, sem a preocupação de como agir quando precisar consultar um médico ou realizar um procedimento clínico. Dica: veja em nosso blog os passos fundamentais para contratar um plano de saúde para seus funcionários.
Se você acha que pode ser caro oferecer esse benefício, faça as contas e veja quanto um colaborador desmotivado ou que se afasta do trabalho por motivo de doença pode custar. Além do custo monetário, você poderá perdê-lo ao não valorizar a sua saúde e bem-estar.
Outro fato que atesta que o plano de saúde é um investimento, e não um custo, é que, cada real investido com o bem-estar do funcionário tem um ROI (retorno sobre o investimento) de 6 a 12 reais.
De acordo com especialistas, ter um baixo índice de funcionários que pedem demissão é um excelente sinal do sucesso da empresa. As organizações que investem em ações para reter talentos costumam ter resultados melhores e custos menores. Muitos empresários não se dão conta dos gastos envolvidos com processos de admissão e desligamento de funcionários – além de custo monetário, perder talentos significa perda de histórico e do conhecimento adquirido pelo colaborador em todo o período em que ele esteve na organização. A constante troca de funcionários pode, ainda, resultar em perda da produtividade e da qualidade de seus processos, produtos e serviços.